quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bento x Eriksson




Muito se tem falado sobre qual deve ser o futuro treinador do Sporting. De um lado, a candidatura da "continuidade" que aposta lá está, na continuidade de Paulo Bento. Do outro lado uma candidatura mais ambiciosa que defende a experiência e o prestígio de um treinador como Sven-Goran Eriksson. Nesta questão há dois pontos:

1º- Reconhecer que Paulo Bento até conquistou alguns troféus, colocou o Sporting nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, defendeu o clube até em situações que não era suposto ser ele a fazê-lo, e lançou jovens como Patricio, Carriço, Veloso, Nani, Pereirinha, etc. Mas... em quatro anos, não conseguiu conquistar o objectivo principal - o campeonato nacional. Insistiu sempre numa táctica que não mostrava nem execelentes resultados nem bom futebol - aquele losango, teve a derrota mais humilhante do Sporting nas competições europeias, a sua imagem junto das claques está muito desgastada, e a sua saída é quase obrigatória para uma imagem de mudança neste Sporting.

2º- Eriksson é um treinador que alguns dizem estar ultrapassado e fora deste futebol moderno, não conquistando um título há vários anos, e as suas últimas passagens quer pela selecção mexicana quer pelo Manchester City foram consideradas "fracassos". Porém... A vinda de Eriksson iria trazer ao Sporting uma imagem de algum prestigio, e a atracção de jogadores para o plantel visto que é um facto que o sueco é um grande nome do futebol mundial. Eriksson é muito experiente seria uma mais-valia para esta juventude do plantel do Sporting, a sua qualidade também ninguém pode negar visto que o seu curriculo fala por si.

1 comentário:

Visconde disse...

Caro Leão

Neste aspecto não acho que Eriksson seja o El Dorado que se quer deixar crer.
O tempo áureo de Eriksson já passou e as conquistas à muito que não as tem. É certo que tem experiência, mas nunca foi confrontado com uma equipa jovem vinda praticamente da formação, o Sueco sempre exigiu jogadores experientes e de qualidade, como será em Alvalade?
O seu ordenado é muito elevado para a realidade nacional, quem paga?

Abraço