quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Liga dos Campeões: Sporting no Grupo C

"Leões" vai medir forças com o Barcelona


Barcelona, Basileia e Shakhtar Donetsk. Foram estas as equipas que o sorteio de hoje ditou para
adversários do Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Sporting teve então teoricamente um grupo mais acessível para uma passagem á fase seguinte comparativamente aos anos anteriores.
Na primeira jornada o Sporting desloca-se a Barcelona, no dia 16 de Setembro (terça-feira).


Calendário do Sporting na Fase de Grupos da Liga dos Campeões:
16 de Setembro de 2008: Barcelona-Sporting
1 de Outubro de 2008: Sporting-Basileia
22 de Outrubro de 2008: Shakhtar-Sporting
4 de Novembro de 2008: Sporting-Shakhtar
26 de Novembro de 2008: Sporting-Barcelona
9 de Dezembro de 2008: Basileia-Sporting




Grupos sorteados:

GRUPO A
Chelsea (Inglaterra)
Roma (Itália)
Bordéus (França)
Cluj (Roménia)

GRUPO B
Inter Milão (Itália)
Werder Breman (Alemanha)
Panathinaikos (Grécia)
Anorthosis (Chipre)

GRUPO C
Barcelona (Espanha)
SPORTING (PORTUGAL)
Basileia (Suiça)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

GRUPO D
Liverpool (Inglaterra)
PSV Eindhoven (Holanda)
Marselha (França)
Atlético de Madrid (Espanha)

GRUPO E
Manchester United (Inglaterra)
Villarreal (Espanha)
Celtic (Escócia)
Aalborg (Dinamarca)

GRUPO F
O. Lyon (França)
Bayern Munique (Alemanha)
Steaua Bucareste (Roménia)
Fiorentina (Itália)

GRUPO G
Arsenal (Inglaterra)
FC Porto (Portugal)
Fenerbahçe (Turquia)
Dinamo Kiev (Ucrânia)

GRUPO H
Real Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Zenit (Rússia)
BATE Borisov (Bielorrússia)

Yannick chamado á selecção nacional

Avançado leonino foi convocado por Queirós


Yannick Djaló foi chamado para os dois encontros da selecção nacional a contar para a fase de qualificação para o Mundial 2010.
A equipa das quinas defrontará a Malta no dia 6 de Setembro, e dia 10 de Setembro receberá no Estádio José Alvalade a Dinamarca.
O jovem avançado do Sporting poderá então estrear-se pela selecção A, e junta-se assim a João Moutinho na convocatória nacional.
A chamada de Yannick à selecção só foi uma grande surpresa para quem não tem acompanhado os jogos do Sporting e comprovado a fantástica forma do jovem "leão" que tem sido mesmo decisivo neste início de temporada da equipa "leonina" marcando inclusivé dois golos ao FC Porto que valeram a conquista da Supertaça.



Cinco "leões" nos sub-21
Para além de Yannick e de João Moutinho outros cinco jogadores leoninos foram chamados para as selecções portuguesas. Rui Caçador chamou Rui Patrício, Batista, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e Daniel Carriço para os encontros dos sub-21 a contar para a qualificação para o Europeu de 2009, na Suécia.
Inglaterra, no próximo dia 5 de Setembro, no Estádio do Wembley, e República da Irlanda, no Funchal, dia 9 de Setembro.
Carlos Saleiro também foi chamado, jogador que está emprestado pelo Sporting ao Vitória de Setúbal.

Sporting derrotado pelo Real Madrid

Leão de duas faces no Santiago Bernabéu


Real Madrid-5, Sporting-3 ;

Paulo Bento esqueceu-se que o troféu Santiago Bernabéu é um troféu que o Real Madrid preza e leva muito a sério, e decidiu lançar em campo uma equipa de segunda linha do Sporting. O resultado foi um desastre e humilhante. Em 27 minutos o Sporting sofreu cinco golos! A juntar a falta de atitude dos jogadores leoninos, com Pedro Silva - o pior em campo - que marcou os jogadores Madrilenos com os olhos e ainda fez um auto-golo, e a grande penalidade inventada pelo árbitro, o Sporting foi a perder ao intervalo por 5-1 pois Izmailov ainda chegou a reduzir após o terceiro golo da equipa da casa.
Na segunda parte foram então lançados jogadores como Yannick, Moutinho e Tonel e se esquecêssemos a primeira parte o Sporting teria vencido 2-0, com Yannick a fazer um bom golo e Veloso a fechar o marcador através de livre directo. No final do jogo o resultado foi então 5-3 e o Sporting perdeu assim a oportunidade de ser a primeira equipa portuguesa a vencer o troféu Santiago Bernabéu.

Vukcevik ainda sem jogar
Vukcevik foi convocado mas não saíu do banco de suplentes durante os 90 minutos. Paulo Bento que tem andado a desmentir à imprensa notícias sobre uma possível "zanga" com o montenegrino, a verdade é que voltou a deixar Vukcevic de fora por opção técnica como disse no final do encontro.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Troféu Santiago Bernabéu

Vukcevic de volta aos convocados


A equipa "leonina" parte amanhã para a capital espanhola onde à noite pelas 21 horas(hora portuguesa) defrontará o poderoso Real Madrid. O jogo é de preparação mas em disputa está também o Troféu Santiago Bernabéu. Poderá ser também um bom teste para o Sporting antes do ínicio da Liga dos Campeões e para a qual irá saber os seus adversários da fase de grupos já esta semana.
Recorde-se que as duas equipas já tinham agendado este encontro no início da temporada transacta mas acabou por ser adiado devido á morte do jogador internacional espanhol Antonio Puerta. Após o falecimento de Puerta, a federação espanhola decidiu cancelar o encontro entre Real Madrid e os "leões" e o jogo acabou por já não ser disputado devido á agenda bastante preenchida dos dois clubes ao longo da época.
Ainda em relação à partida de amanhã, o destaque vai também para o regresso de Vukcevic aos convocados depois de ter falhado o encontro da Supertaça com o FC Porto e a jornada inaugural do campeonato frente ao Trofense, e por isso ter sido alvo de especulação.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Pedro Silva, Tonel, Polga, Caneira, Daniel Carriço e Ronny.
Médios: Rochemback, Miguel Veloso, João Moutinho, Adrien Silva, Izmailov, Vukcevic, Bruno Pereirinha e Romagnoli.
Avançados: Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí e Hélder Postiga.

sábado, 23 de agosto de 2008

Vitória construída na primeira parte

Jogo manchado pela arbitragem



Sporting-3, Trofense-1 ;

Entrou com garra o Sporting na Liga Sagres. Com meia hora de jogo os "leões" já venciam por três bolas a zero o Trofense que é estreante nestas andanças.
Tonel com um grande cabeceamento logo aos 5' minutos fez assim o primeiro e aos 24' Izmailov ampliava a vantagem. Quatro minutos precisou o Sporting mais para fazer o terceiro. Aos 28' Yannick continuou a mostrar que anda de pontaria afinada e desta vez com um bonito toque de calcanhar fez a bola entrar na baliza da equipa de Trofa.
Após esta primeira parte em que o Sporting dominou por completo e fez prometer uma goleada, seguiu-se um segundo tempo completamente distinto. Talvez por culpa da equipa de arbitragem que aos 58' minutos expusou o central Anderson Polga(e aqui talvez bem) e assinalou uma grande penalidade(escandalosa numa falta que foi cometida cerca de dois metros antes da linha da grande área!). O Trofense pois claro aproveitou por Pinheiro, e reduziu assim para 3-1. O Sporting acusou o golo e a expulsão e até final, num ritmo de jogo muito menos intenso, o Trofense estando a jogar com mais uma unidade aproveitou para se aproximar da baliza "leonina" mas o resultado não se alterou. O Sporting conseguiu uma vitória que só não foi totalmente tranquila por culpa do erro cometido pela equipa de arbitragem e que Paulo Bento fez também questão de fazer referência no fim da partida.
A próxima jornada promete ser difícil visto que os "leões" se deslocam a Braga e não vão poder contar então com Anderson Polga no eixo da defesa.

Arranque da Liga Sagres

Sporting estreia-se hoje frente ao Trofense


Será hoje pelas 20:45h que o Sporting iniciará o seu percurso na Liga Sagres 2008/09 que esperemos que seja rumo ao título!
Casa cheia esperada em Alvada onde os "leões" receberão o recém-promovido Trofense.
Como Paulo Bento referiu também, os jogadores já disseram que querem ser campeões mas agora é preciso mostrá-lo!
Força Sporting!


Video do "Jornal Record":

Anúncio Pack Sócio



O novo filme publicitário do Sporting para a campanha de sócios.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fábio Paim a caminho do Chelsea

Jovem extremo emprestado pelo Sporting


Fábio Paim, jogador formado nas camadas jovens do Sporting está de partida para Inglaterra. O Chelsea de Scolari é o destino.
O jovem de 20 anos vai emprestado pelos "leões" por uma época aos "blues" com uma cláusula de opção de compra que poderá ser exercida caso este consiga convencer Scolari até Junho do próximo ano.
Fábio Paim esteve sempre rotulado como grande jovem promessa enquanto actuava nas camadas jovens, tendo um notável percurso onde foi quatro vezes campeão nacional e marcando presença nas selecções.
No plantel principal do Sporting nunca houve espaço para Paim(acabou por ser emprestado ao Trofense e Paços de Ferreira) mas o jogador, como ele próprio diz, tem agora aqui a "oportunidade da sua vida" e terá de trabalhar para realmente provar o seu valor.

domingo, 17 de agosto de 2008

O primeiro troféu da época

Super Yannick resolve Supertaça



Sporting-2, FC Porto-0 ;

Em encontro disputado no Algarve, o Sporting conquistou a sétima Supertaça da sua história ao levar de vencida o FC Porto por duas bolas a zero.
Foi mesmo uma entrada de "leão" este início de época do Sporting, juntando á vitória sobre os "dragões" e a respectiva conquista da Supertaça, uma grande exibição mostrando grande capacidade de concentração, estando bem organizado tacticamente e a querer sempre a bola em seu poder. Após este dominío contra os "azuis e brancos" esperam todos os adeptos "leoninos" que seja o pronúncio de uma excelente temporada e que seja a época do "leão"!
A Paulo Bento já lhe chamam o 'papa-taças'. Em cinco finais ganhou quatro(apenas saiu derrotado na final da Taça da Liga da época passada).
Apesar de toda a equipa ter estado em grande plano há que destacar Yannick - a figura do jogo - que fez os dois golos da equipa(e até podia ter chegado ao "hat-trick" aos 86 minutos quando fez a bola embater na barra) mas também Rui Patricio que esteve em noite de afirmação fazendo quase meia-dúzia de grandes defesas(defendendo inclusivé uma grande penalidade de Lucho Gonzalez).
O Sporting conseguiu assim revalidar assim o troféu que tinha ganho na época passada, igualmente contra o FC Porto.

sábado, 9 de agosto de 2008

Moutinho fez as "pazes" com os adeptos

Ensaio para a Supertaça dá vitória fácil frente a uma "dócil" equipa italiana


Sporting-2, Sampdoria-0 ;

No derradeiro ensaio para a Supertaça frente ao FC Porto os "leões" ganharam por duas bolas a zero ante a equipa italiana da Sampdoria.
Num jogo em que se comemorava também os 5 anos do Estádio Alvalade XXI, as bancadas assitiram a uma reconciliação entre Moutinho e os adeptos do clube.
João Moutinho , que durante a partida ouviu sonoras salvas de palmas em vez dos assobios da semana passada, pediu perdão quando fez na segunda parte o golo de grande penalidade e fez também as bancadas levantar para o aplaudir logo a seguir quando foi substituído.
Quanto ao jogo, o Sporting jogou a um ritmo lento mas mostrou-se eficaz a marcar logo na primeira oportunidade, com Derlei a marcar ao minuto 24' após uma boa jogada de entendimento.
Rochemback esteve abaixo das prestações anteriores e o Sporting ganhou mesmo maior fluídez no seu jogo quando fez o brasileiro sair para dar lugar a Miguel Veloso.
A Sampdoria practicamente não incomodou as redes "leoninas" principalmente depois de ficar reduzida a dez unidades á beira do intervalo.
Izmailov foi dos que mais entusiasmou, e após um grande lance individual teve nos pés uma grande oportunidade para marcar.
O golo de Moutinho surgiu então numa grande penalidade assinalada por falta sobre Postiga, minutos depois de o árbitro não ter assinalado outra sobre Rodrigo Tiuí.
Sábado é o primeiro jogo oficial, a Supertaça frente ao FC Porto e o onze que Paulo Bento vai apresentar não deve estar longe do que ontem jogou como titular.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Vukcevic pára duas semanas

O montenegrino irá falhar a Supertaça frente ao FC Porto


Simon Vukcevic que contraíu no treino da passada terça-feira uma lesão muscular na coxa esquerda viu confirmada pelo departamento médico do Sporting uma paragem de duas semanas.
"Tem efectuado tratamento com evolução favorável da situação clínica prevendo-se um tempo de impedimento desportivo de duas semanas", pode lêr-se no site oficial do clube.
Assim sendo o avançado montenegrino está fora do jogo da Supertaça frente ao FC Porto que está agendado para o próximo dia 16 de agosto, juntando-se assim a Pedro Silva(suspenso) e Liedson(lesionado) na lista de indisponíveis.
Excusado é dizer que Vukcevic não participará no último jogo de preparação amanhã em Alvalade , frente à Sampdoria.

domingo, 3 de agosto de 2008

João Moutinho minimiza reacções negativas


Moutinho diz continuar a ser o mesmo e estar no Sporting "de corpo e alma"

Moutinho que esteve debaixo de um misto de aplausos e assobios durante a apresentação do Sporting aos seus sócios ontem à noite, voltou a dar a cara. "Os adeptos que me aplaudiram sabem o que dei e darei pelo Sporting. Os restantes passam-me ao lado."
O jovem não teme também perder o posto de capitão. "Renunciar à braçadeira? Pelo que disse? Não vou fazer isso. Neste momento estou no Sporting, o futuro a Deus pertence", disse, acrescentando ainda: "Cabe ao técnico tomar a decisão que entender melhor mas não tem de me dizer nada. Só tenho de continuar a dar o máximo. No ano passado tive a confiança do mister para ser capitão. Este ano continuo e sinto-me à vontade para isso."
Ainda sobre a polémica levantada - "Penso que as reacções no estádio foram normais, cada um faz o que quer. Estou de corpo e alma no Sporting e quem me aplaudiu sente e sabe isso. Enquanto cá estiver vou continuar a dar tudo para ajudar o clube e o grupo de trabalho."
"O Caneira disse que o balneário ficou abalado? Foi o primeiro a dizer isso, mas não vejo qualquer problema. Não estou arrependido. Disse o que tinha de dizer na altura. Hoje, não digo porque já disse o que sentia quando devia" conclui assim o número 28.

sábado, 2 de agosto de 2008

Festa estragada no fim

Moutinho dividiu bancadas enquanto no jogo do relvado faltou sentido práctico



Sporting-1, PSV-1 ;

Com Alvalade longe de estar cheio, o Sporting apresentou-se aos seus associados numa festa em que a principal atracção era o encontro frente ao PSV mas também.... João Moutinho.
O Sporting até começou bem e logo aos 6' minutos adiantou-se no marcador com um golo de Vukcevic a rematar de primeira após cruzamente de Grimi na esquerda. Vukcevic que foi dos melhores jogadores "leoninos" juntamente com Rochemback que mostrou outra vez ser o "maestro" do conjunto «verde e branco».
Dos reforços, para além de Rochemback também Caneira e Postiga inciaram como titulares a partida. Caneira formou com Polga a dupla de centrais, e Postiga ao longo do tempo que esteve em campo foi um jogador bastante pressionante e esforçado.
O Sporting foi sempre superior, e o PSV quase não se viu, ainda assim a equipa "leonina" esqueceu-se do mais importante, os golos, daí talvez os adeptos esperassem muito mais do jogo.
No segundo tempo Paulo Bento apresentou uma equipa nova retirando mesmo todos os 11 jogadores que haviam iniciado o jogo, proporcionando também a estreia ao jovem guardião Ricardo Baptista.
João Moutinho foi um dos que apenas jogou na segunda parte, e se fechásse-mos os olhos facilmente identificáva-mos as vezes em que Moutinho tocava na bola tal era o ruído no estádio devido á mistura de assobios e aplausos que dividia assim as bancadas de Alvalade.
Após as declarações do jovem no passado fim-de-semana há muita gente que não perdoou, e infelizmente pôde lêr-se cartazes no estádio e ouvir cânticos insultuosos para um jogador da casa, algo que deve ser quase inédito.
Voltando ao jogo, o Sporting não mostrou muito mais apesar de continuar a ser superior á equipa holandesa. Os últimos minutos foram mesmo para esquecer, com o lateral Pedro Silva a acabar por vêr o cartão vermelho por protestos e três minutos depois, aos 87' o PSV chegou mesmo ao empate com Wuytens a desviar a bola de Baptista após falha de marcação de Yannick.
O próximo e último jogo de preparação antes da Supertaça com o FC Porto, será frente à equipa italiana da Sampdoria no próximo sábado, também em Alvalade.