domingo, 26 de outubro de 2008

Antevisão: Paços de Ferreira x Sporting

Miguel Veloso, Djaló, Caneira e Vukcevic de fora


O Sporting joga hoje com o Paços de Ferreira em jogo da 6ª jornada da Liga Sagres. Depois do excelente triunfo na Ucrânia a meio da semana, a equipa leonina pode hoje aproveitar também para ultrapassar o FC Porto na classificação, visto que os dragões saíram ontem derrotados pelo Leixões em pleno Estádio do Dragão.
Destaque para as saídas de Miguel Veloso e Yannick Djaló da convocatória, ambos por opção. A atitude de Veloso no jogo da "Champions" não terá agradado a Bento que o deixou de fora por opção técnica, algo que não acontecia à dois anos. Já o atacante português, passou de indiscutível a preterido em dois meses. Vukcevic e Caneira - que ainda não tem ritmo - também ficaram de fora por opção.
Rodrigo Tiuí e Ronny que haviam ficado de fora na última convocatória, voltaram então a ser hoje chamados para o jogo da Mata Real.
No onze leonino Postiga deverá acompanhar Liedson - que fará a estreia a titular na Liga portuguesa - e Grimi voltará a jogar na lateral esquerda.

Afinal há caso Vukcevic?

Treinador leonino justifica ausência do montenegrino: "Trabalha pouco"


Paulo Bento veio finalmente falar da situação de Simon Vukcevic no Sporting, na conferência de imprensa de lançamento ao jogo da 6ª jornada frente ao Paços de Ferreira.
Para Bento, Vukcevic não tem vontade de jogar no Sporting e trabalha pouco: “Em relação ao Simon, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para o recuperar, tanto fisicamente, tanto na integração no grupo, com o apoio de todos os colegas. Falta a outra parte, que é a dele. Neste momento não quer muito jogar no Sporting. O comportamento dele é completamente diferente em relação aos colegas. Trabalha pouco.”
Questionado sobre a hipótese do internacional montenegrino abandonar o clube em janeiro, Paulo Bento ainda concluiu: "O melhor é trabalhar...".

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A um passo da qualificação inédita

Liedson já é o melhor marcador europeu da história do Sporting



Shakhtar-0, Sporting-1 ;

A equipa leonina ficou a um passo de fazer história ao estar a 3 pontos(vencer em Alvalade o Shakhtar garantirá a passagem aos leões) de uma qualificação inédita aos Oitavos-de-final da prova.
O do costume lá marcou resolvendo uma das partidas mais importantes da época. Liedson pois claro, tornou-se o melhor marcador europeu da história leonina com 19 golos, ultrapassando Manuel Fernandes e Lourenço(ambos com 18), algo que o levezinho descreveu como lisonjeador e um motivo de felicidade: «Fico lisonjeado e feliz por conseguir este feito num clube como o Sporting, mas tenho que ressaltar o espírito da equipa».
O Sporting sofreu, realizando uma exibição esforçada, e a mostrar grande eficácia. O momento decisivo surgiu aos 76' minutos num excelente entendimento entre a dupla atacante dos leões com Derlei a fazer de calcanhar o passe para a boa conclusão de Liedson na sequência de um livre batido por Rochemback.
Paulo Bento fez alinhar Miguel Veloso na lateral esquerda(Grimi ficou no banco) e Rochemback como trinco, completando o losângulo João Moutinho, Izmailov e Romagnoli.
Destaque para a boa exibição de Polga, que já o ano passado se tinha dado bem na Ucrânia quando se estreou a marcar pelo Sporting contra o Dínamo Kiev.
Este resultado foi então perfeito rumo ás aspirações leoninas, ou seja a qualificação.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Antevisão: Shakhtar x Sporting

Liedson pode ficar para a história; Roca e Veloso titulares e Grimi de fora


O Sporting tem hoje um dos jogos mais importantes da época. Pontuar hoje na Ucrânia, sobretudo com 3 pontos, seria um grande passo para uma passagem à fase seguinte.
Sendo que Barcelona em condições normais conseguirá o primeiro lugar, e o Basileia estará fora desta "luta", será disputado entre os lisboetas e os ucranianos o segundo lugar do grupo e consequente apuramento para os Oitavos-de-final da prova, fase que o Sporting ainda não conseguiu chegar em toda a sua história.
Para a história pode ficar também Liedson se hoje marcar. Ultrapassará Lourenço e Manuel Fernandes e passará a ser o melhor marcador leonino nas competições europeias.
Paulo Bento deverá apostar também em Rochemback e Miguel Veloso no mesmo onze, sendo que o português deverá jogar na lateral esquerda "empurrando" Grimi para o banco.
Força Sporting!

Taça de Portugal: Sporting x FC Porto

Leões e Dragões reeditam muito cedo a final da época passada


O sorteio ditou hoje que Sporting e FC Porto se defrontarão já dia 9 de Novembro, em jogo para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal Millenium.
Os finalistas da temporada passada encontram-se desta feita ainda numa fase inicial da prova, e o Sporting terá então em Alvalade um teste difícil.
O representante leonino no sorteio, Rogério de Brito, disse que os portistas são um «adversário de peso» mas reforçou a vontade do Sporting em voltar a conquistar o troféu. «É a força do sorteio porventura um jogo que deveria ser mais longe para o interesse da prova. É um adversário de peso, mas nós queremos ganhar a Taça de Portugal. Penso que vai ser uma jornada que irá servir para promover o futebol», afirmou.

Liga Intercalar: Sporting estreia-se a perder

Apenas Ronny e Tiuí do plantel principal

O Sporting estreou-se hoje na Liga Intercalar com uma derrota em jogo contra o Mafra. Com quase a totalidade da equipa a ser composta por jogadores sub-19(apenas Ronny e Tiuí do plantel profissional, e Cedric Soares e Romário Silva ainda sub-18), os leões realizaram uma partida bem disputada e apesar da inexperiência da equipa leonina comparativamente aos jogadores do Mafra, o Sporting não foi uma equipa inferior.
Os golos leoninos foram marcados, primeiro por Diogo Rosado de grande penalidade(cometida sobre Rodrigo Tiuí) que inaugurou o marcador , e na segunda parte o Sporting chegou mesmo ao 2-0 por intermédio de Ricardo Alves.
O Mafra reagiu e em três minutos empatou o jogo, através de Dário Cardoso e de um auto-golo de Cedric Soares, dois lances de sorte que colocaram o marcador empatado.
Até ao final o Sporting ainda tentou reagir, mas foi mesmo o Mafra ainda a marcar. Aos 84' minutos Monteiro fez então 3-2 para os visitantes e estava feito o resultado final, derrota leonina no primeiro jogo da zona sul da Liga Intercalar.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Liedson volta a resolver

O «levezinho» voltou aos golos e o Sporting carimba passagem



U. Leiria-0, Sporting-1 ;

Foi o regresso de Liedson à titularidade e aos golos. Liedson voltou a resolver e o Sporting carimbou a passagem á fase seguinte na prova em que não perde um jogo desde 2003.
O Sporting voltou ás vitórias após a derrota com o FC Porto, numa partida onde Paulo Bento teve coragem para sentar Roca - que tem estado em sub-rendimento - no banco e fez regressar Izmailov.
Os leirienses debateram-se bem com a equipa leonina, mas os leões dispuseram de grandes oportunidades para levar uma vantagem mais dilatada.
Aos 25' minutos o Sporting avisou através de um remate de Polga à barra, e na recarga Postiga marcou mas o golo foi anulado por um fora-de-jogo, de resto mal assinalado.
Mas o Sporting só teve de esperar mais cinco minutos até fazer mesmo o primeiro golo, com o regresso de Liedson aos golos e a mostrar que tem condições para jogar a titular.
Antes do intervalo o Sporting voltou a ameaçar outra vez por Postiga e Anderson Polga.
Na segunda parte a U. Leiria vinha com mais vontade mas foi o Sporting que por Tonel voltou a ter uma grande oportunidade que só foi negada por uma excelente defesa do guardião Fernando.
Vitória justa do Sporting mas sobretudo escassa nesta 3ª eliminatória da Taça de Portugal Millenium.

sábado, 18 de outubro de 2008

Antevisão: U. Leiria x Sporting

Liedson e Izmailov titulares


O Sporting desloca-se hoje a Leiria onde defrontará a União em jogo a contar para a 3ª eliminatória Taça de Portugal, troféu do qual os leões são detentores, e marcará o seu regresso ao terreno onde fora humilhado na época anterior(4-1).
Vingar essa humilhação, regressar às vitórias, e seguir em frente na competição. O Sporting não pode pensar em mais nada que não seja a vitória hoje, e Paulo Bento não deve facilitar.
O regresso de Izmailov e Liedson na equipa titular deverão ser as grandes novidades no onze leonino.

Vukcevic com febre
Simon Vukcevic não foi convocado por estar alegadamente com gripe. O Montenegrino chegou mesmo atrasado, avisando o clube da sua situação após defrontar a selecção Italiana em jogo de apuramento para o Mundial 2010 pelo seu país. Vukcevic junta-se assim a Caneira(que continua lesionado) e a Rui Patrício(por opção), nas baixas para Leiria.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago e Ricardo Batista.
Defesas: Grimi, Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Tonel, Abel.
Médios: Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A derrota de Paulo Bento

Equipa mal montada e Sporting volta a estar desinspirado em jogos grandes




Sporting-1, FC Porto-2 ;

Deixe o seu comentário.

domingo, 5 de outubro de 2008

Antevisão: Sporting x FC Porto

Manter o hábito em jogos com os Dragões


Após sortes diferentes na ronda europeia a meio da semana (o Sporting venceu em casa o Basileia por 2-0, enquanto os portistas sofreram uma humilhação de 4-0 - e foi um resultado bem simpático para o FC Porto - em Londres frente ao Arsenal), o vencedor da Taça de Portugal e o campeão nacional voltam a encontrar-se esta época.
Foi em Agosto que se as duas equipas disputaram no Estádio do Algarve a Supertaça onde o resultado foi favorável para os "leões" com um "bis" de Yannick a valer a consquista do troféu. E foi então essa a quarta vez que Paulo Bento venceu Jesualdo. Se Paulo Bento e o Sporting mantiverem o hábito de ganhar ao FC Porto a equipa leonina continuará na frente da Liga Sagres e voltará a ter os 4 pontos de vantagem sobre os "dragões", vantagem que perdeu após a derrota no Estádio da Luz.
Espera-se hoje casa cheia em Alvalade, como apelaram os dirigentes leoninos às famílias sportinguistas.

Onda de lesões
Após os jogo frente ao Basileia foram vários os jogadores do Sporting a ficarem condicionados e então em dúvida para o clássico. Juntaram-se a Caneira e Izmailov, que estiveram inaptos nos dois últimos jogos, Rochemback, Polga , e Simon Vukcevic. Os dois brasileiros conseguiram recuperar para o jogo de hoje, mas o mesmo não aconteceu com o internacional montenegrino.
O onze deverá ser o mesmo que alinhou em Alvalde frente ao Basileia, com Postiga e Derlei - ex-jogadores portistas - a fazerem a dupla de ataque leonina.

Lista de convocados: Rui Patrício e Tiago; Abel, Carriço, Polga, Pedro Silva, Tonel e Grim; Adrien, Veloso, Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli; Derlei, Yannick, Postiga e Liedson.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Missão cumprida

Sporting é segundo no grupo



Sporting-2, Basileia-0 ;

O Sporting conseguiu a sua primeira vitória na presente edição na Liga das Campeões, depois de ter perdido na primeira jornada em Espanha contra o poderoso Barcelona.
Era obrigatório ganhar este jogo frente a uma "acessível" equipa do Basileia, se ambiciona uma classificação que lhe dê acesso à passagem à fase seguinte da prova.
Haveria a dúvida se a derrota contra o rival Benfica já estava ultrapassada ou iria interferir no jogo leonino. A verdade é que o Sporting apesar de ter tido uma vitória mais que justa, e até escassa deu a imagem de ser uma equipa intranquila.
Mas não foi só a equipa que a derrota frente ao Benfica afectou. O público leonino também não foi exemplar. Pouco mais de vinte mil estivaram no Estádio de Alvalade para assistir a mais uma noite europeia do Sporting e por diversas vezes dirigiram assobios á equipa.
Quanto à partida, Paulo Bento efectuou apenas uma alteração na equipa apostando na experiência de Derlei na frente ao lado de Postiga.
Foi mesmo o "ninja" que mais ameaçou a baliza dos suíços, chegando a acertar por duas vezes no ferro - uma delas digna quase de futebol de praia, numa combinação fantástica em que Vukcevic(que entrou ao intervalo) cruzou para o pontapé de bicicleta de João Moutinho e depois o cabeacemento do avançado brasileiro a atingir o poste direito - e que parecia estar destinado a não marcar.
Romagnoli que desta vez foi um dos melhores jogadores leoninos, comandou a equipa ao longo do jogo, e devido ao seu esforço o Sporting, numa jogada que parecia quase perdida, acabou por chegar ao primeiro golo. Uma jogada de sorte, depois de outras tantas em que a equipa leonina teve azar.
O segundo golo foi mesmo de Derlei, depois de várias oportunidades o avançado marcou mesmo e fez descansar os "leões".
Com a ajuda do Barcelona, que acabou por virar o resultado com o Shaktar nos últimos minutos da partida disputada na Ucrânia, o Sporting é segundo no grupo com os mesmos pontos que os ucranianos.
Nota para Vukcevic que depois de ter voltado a jogar mais 45 minutos, voltou a prestar declarações e fez parecer que o caso com Paulo Bento estava encerrado.
Domingo há mais uma partida importante, desta feita para o campeonato nacional em mais um clássico, contra o FC Porto a quem esta época já venceu a Supertaça.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Antevisão: Sporting x Basileia

Obrigatório ganhar


O Sporting joga hoje em Alvalade pelas 19:45h o segundo jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Após a derrota em Barcelona no primeiro jogo o Sporting tem agora uma partida em que tem de vencer para lutar por um lugar de acesso á fase seguinte e tem desta vez o favoritismo do seu lado, uma vez que teoricamente o adversário é acessível e o Sporting está a jogar em sua casa.
Destaque para Vukcevic que está de regresso e com a possibilidade de ser titular visto que Paulo Bento referiu que o episódio está esquecido, e com Izmailov ainda de fora por lesão.
Simon Vukcevic defrontou o Basileia na temporada passada quando o Sporting eliminou a equipa suíça da Taça Uefa, e fez os dois golos leoninos em Alvalade, dando nesse jogo o "falado" abraço a Paulo Bento.
Liedson que está totalmente recuperado, tendo já jogado uns minutos contra o Benfica, ainda não deve estar no onze titular, estando os lugares da frente entregues a Derlei e Yannick.
O Sporting ganhando e caso haja uma vitória no outro jogo, o Sporting alcançará Barcelona ou Shaktar no segundo lugar com 3 pontos.

Lista de convocados:
Rui Patrício e Tiago; Polga, Tonel, Abel, Grimi, Carriço e Pedro Silva; Miguel Veloso, Rochemback, Vukcevic, Romagnoli, Moutinho e Pereirinha; Liedson, Djaló, Postiga e Derlei.