domingo, 28 de setembro de 2008

O Sporting não jogou à Sporting

Leão perdeu oportunidade de se colocar com vantangem de sete pontos



Benfica-2, Sporting-0 ;

O Sporting não jogou à Sporting no estádio do seu eterno rival. Foi uma equipa que mostrou falta de ambição e atitude perante um jogo em que tinha a possibilidade de se colocar com sete pontos de vantagem sobre um dos seus adversários directos, e manter a vantagem de quatro para o outro. Podemos dizer que o resultado não terá sido o mais justo, num jogo sempre bastante equilibrado e que o Benfica teve a sorte do jogo marcando dois golos seguidos após falhas de marcação da defesa leonina, não dando qualquer hipotese também de recuperação ao leão com uma desvantagem de dois golos e a vinte minutos do fim. Mas isso não justifica a maneira como o Sporting encarou este jogo durante os 90'minutos, uma equipa que não parecia ter qualquer fio de jogo.
A verdade é que Paulo Bento, sem Izmailov e Vukcevic, optou por colocar Moutinho, Romagnoli, Rochemback e Miguel Veloso no meio campo leonino. Com isto o Sporting não teve quem fizesse as transições ofensivas, com Romagnoli completamente apagado do jogo os ataques do Sporting eram por isso construídos com passes longos de Veloso e Rochemback, quase sempre sem sucesso. Quando teve oportunidade o treinador do Sporting também nunca mexeu na equipa e só lançou a artelharia pesada quando o Benfica se colocou na frente, fazendo Liedson regressar à competição mas sem chances de ajudar a equipa. Na defesa destaque pela negativa para Anderson Polga que anda distraído nos jogos. Depois de em Camp Nou ter deixado Marquez sozinho para fazer o primeiro do Barcelona agora voltou a falhar e deixou-se antecipar pelo defesa do Benfica Sidney no 2-0 após cruzamento do 'benfiquistadesdepequenino' Carlos Martins que festejou com toda a sua raiva pois claro, o golo dos "encarnados". No primeiro golo foi o lento Rochemback a desistir da jogada e a deixar Reyes marcar sem grandes dificuldades.
Paulo Bento sofreu assim a primeira derrota como treinador no estádio da luz, e o Sporting mantém apenas um ponto sobre os seus adversários directos na luta pelo título. No domingo há o outro clássico, com o Sporting a receber em Alvalade o FC Porto.

sábado, 27 de setembro de 2008

Antevisão: Benfica x Sporting

Izmailov, Caneira e 'Vuk' de fora... por lesão


É hoje o primeiro grande teste à liderança do Sporting. Uma vitória na luz daria 7 pontos de vantagem e apesar de estarmos ainda na quarta jornada seria uma vantagem preciosa. Na próxima semana o Sporting recebe o FC Porto, e vencendo os dois jogos o Sporting daria um grande passo na caminhada para a conquista do desejado titulo de campeão nacional, passando a ter uma vantagem considerável sobre os seus adversários directos.
Nos primeiros três jogos para o campeonato o Sporting somou os máximos 9 pontos e a vencer hoje teria um dos seus melhores registos em arranques de campeonato. Outra estatística a favor da equipa «verde e branca» é estar há três anos consecutivos sem perder no campo do eterno rival Benfica.
Com certeza que os jogadores leoninos estão com os niveis de motivação elevados, mas para hoje o Sporting não poderá contar com jogadores importantes como Izmailov, Caneira, e... Vukcevic. Todos por lesão. Paulo Bento garantiu que o montenegrino estaria convocado se não se tivesse lesionado no último treino.

"Levezinho" de volta

Liedson foi convocado e é a grande novidade para o jogo de hoje podendo regressar à competição após cinco meses de ausência devido a lesão.
Liedson que está habituado a fazer golos ao Benfica está pela primeira vez esta época entre os eleitos de Paulo Bento mas ainda não deverá ser titular.

Lista de convocados: Rui Patrício, Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Adrien, Ronny, Derlei, Tonel, Tiago, Grimi, Yannick, Rodrigo Tiuí, Postiga, Veloso, Pereirinha, Rochemback, Moutinho, Romagnoli, Liedson e Abel.


Video do Jornal 'Record' da conferência de imprensa em Alcochete

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Taça de Portugal: Sporting desloca-se a Leiria

Caminhada para reavalidação do titulo inicia-se no terreno onde o leão teve um pesadelo a época passada


Foi hoje sorteado o adversário do Sporting na próxima eliminatória da Taça de Portugal que já contará com todas as equipas da Liga Sagres.
O despromovido Leiria, que neste começo de época tem decepcionado na Liga Vitalis receberá em sua casa os «leões» que são naturalmente favoritos e têm tudo para vingar um jogo de má recordação da época passada e iniciar então a caminhada para um dos seus objectivos que é, reavalidar o título que conquistou nas duas últimas épocas - o de detentores da Taça de Portugal.
O encontro ainda não tem data definitiva mas está para já marcado para o dia 19 de Outubro, no Estádio Municipal de Leiria.

Ainda Vukcevic

Após as declarações o empresário do jogador esclareceu, o Sporting emitiu um comunicado e agora Vukcevic volta a falar


Vukcevic provocou a discussão da semana, após inesperadamente no final do jogo com o Belenenses ter afirmado querer sair do clube já na próxima reabertura do mercado ou seja em Dezembro.
O empresário Zoran Stojadinovic veio dizer que os problemas não são entre Paulo Bento e o jogador mas sim o esquema táctico utilizado pelo treinador do Sporting. "Paulo Bento tem um sistema de jogo na cabeça, no qual Simon Vukcevic não tem entrado. Esse é o único e verdadeiro problema. Quelízias com o treinador, estou certo, que não há", disse.
Esclareceu que as declarações de Vukcevic não significaram um ultimato - "O que o Vukcevic disse é que se o treinador não contar com ele, o melhor é sair. Não entendam isto como um ultimato. Não está a impor condições, apenas quer jogar" - e que "ainda poderá continuar".
"É complicado quando um jogador não joga. Pode não fazê-lo sempre mas tem de ser, pelo menos, convocado. Mas nem isso está acontecer. Jogou 45 minutos mas normalmente o treinador não conta com ele" acrescentou.

O Sporting disse em comunicado também qual era a sua posição e afirmou ter rejeitado recentemente um proposta de 4.000.000 de euros pelos direitos do jogador.
Vukcevic voltou a falar à imprensa, desta vez para a TV Vijesti, de Montenegro, e voltou a reafirmar a sua vontade de sair. “Não percebo porque é que ninguém me compreende, quando digo que quero sair. No último ano, quando joguei bem, ajudei o clube e não só a mim. Tive algumas ofertas no Verão, a oportunidade de ganhar 3 vezes mais, um treinador a dizer que me queria, mas o Sporting não me deixou sair”, disse e concluiu: “A verdade é que, agora, em 6 jogos, só entrei nos eleitos em três e joguei dois: 4 minutos num e 45 noutro. Por isso, dei a minha opinião e disse que queria sair em Dezembro”.
Recordando o abraço a Paulo Bento: “Fui o único jogador que correu para os braços dele para celebrar um golo. O que mostra todo o meu respeito por ele. Mas, agora, parece que se esqueceu disso” sublinhou e afirma que sempre deu tudo pela equipa: “Não sei qual é o problema de, depois de ganhar tantos jogos, dizer que devia ser opção. Eu sou assim – dou tudo o que tenho. Dizem que nunca joguei para a equipa, mas a verdade é que, em nenhum treino, em nenhum jogo, quis perder uma bola. Contra o Basileia, magoei-me com alguma gravidade, por uma bola que não era importante... mas fiz isso e continuei a fazer, pela minha equipa”. Ainda sobre Paulo Bento o número 10 leonino disse: “Falei algumas vezes com o treinador sobre a minha posição. Não gosto muito de alinhar à esquerda, apesar de ter feito sempre o máximo para ajudar e das coisas terem corrido bem. Sou melhor no lado direito ou como avançado” prosseguindo ainda: “A verdade é que nunca me deixou jogar nessas posições, a não ser quando não havia outras opções. Se o Paulo Bento me quer ajudar e provar que gosta de mim devia deixar-me fazer 1 ou 2 jogos à direita. Na maioria dos jogos em que marquei e fiz boas exibições foi porque derivei para essas posições. Não porque Bento me dissesse, mas porque faz parte do meu instinto e achava que podia ajudar a equipa”, dizendo também que se tivesse jogado todos os jogos teria marcado 25 golos; Se fizesse todos os jogos, tinha marcado 25 golos e não percebo porque não joguei mais. Quando saí, disse ao meu pai e ao meu agente que o Paulo Bento não gostava de mim, como jogador”.
Quanto ao futuro no Sporting: “Não sei o que o Sporting quer de mim! Mais 4 anos a jogar 15 minutos? Não quero isso. Continuarei a fazer tudo de forma profissional para cumprir os meus sonhos. Nunca ofenderei ninguém. Só acho que mereço jogar e não me podem levar a mal dizê-lo. Há milhares de clubes no Mundo. Espero que um me deixe jogar, para mostrar o que valho”, concluiu ainda que: “Vou continuar a fazer o meu melhor para ajudar o clube e a selecção.”

Vukcevic por alguma razão que tenha nas suas declarações não tem de vir dizer publicamente a sua vontade, ao invés de resolver o problema com a direcção do clube. A atitude de 'Vuk' não foi saudável para o balneário e poderá piorar a sua situação no clube.

Ainda assim o assunto que mais tem feito correr tinta na imprensa portuguesa esta semana não tem contudo impedido Simon de continuar a integrar normalmente os treinos e poderá mesmo jogar no Sàbado frente ao Benfica...

Sporting de luto

Faleceu Moisés Ayash(1921-2008)


O Sporting está de luto pela morte de Moisés Ayash (faleceu esta segunda-feira dia 21 de Setembro aos 87 anos, vítima de doença prolongada).
Ayash foi presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting e pertencia ao actual Conselho Leonino.
Sportinguista dedicado e um dos fundadores dos "Leões de Portugal", foi em Maio agraciado com o emblema de 75 anos de associado pelo presidente Filipe Soares Franco, e era o sócio leonino nr.º40.
Conta quem teve o privilégio de o conhecer que para além de um grande sportinguista era também um extraordinàrio ser humano.
Perdemos um dos nossos e um dos maiores. Até Sempre.


domingo, 21 de setembro de 2008

Vukcevic parte a loiça

Declarações após o jogo com o Belenenses


Quando se parecia estar a resolver a situação do jogador montenegrino do Sporting, após voltar a ser convocado por Paulo Bento e a fazer 45 minutos, eis que o número 10 leonino apanhou todos de surpresa no final no encontro inclusivé quem o estava a entrevistar.
Após ser impedido de prestar declarações no «flash-interview» por responsáveis do Sporting, o jogador falou na zona mista do Estádio de Alvalade aos jornalistas.
"Decidi que vou sair em Dezembro. Joguei hoje mais minutos do que em toda a época e não há nada melhor para um jogador. Eu só queria jogar e ajudar a equipa mas isso, pelos vistos, é mau aqui. É uma situação muito difícil para mim mas vou dizer ao clube que decidi sair em Dezembro", disparou Simon.
Vukcevic foi ontem muito aplaudido pela massa associativa enquanto estava a fazer o aquecimento, 'Vuk' acrescentou:
"É difícil para mim, mas vou sair. Muito obrigado aos adeptos pelo apoio que me deram sempre mas assim não podia continuar. Que esta seja a melhor solução para o Sporting, ao qual desejo tudo de bom" .
Confrontado se já tinha novo clube, Vukcevic disse que não. "Ainda não tenho clube mas tenho três meses para o encontrar. Não quero é estar mais tempo sem jogar."
Sobre Paulo Bento ter dito que os jogadores tinham de colocar o “nós” à frente do “eu”, o internacional de montenegro não se identificou com as palavras do treinador.
"Não percebo essas palavras. Nunca estive acima do clube e da equipa e sempre o mostrei ao longo do ano passado".

Paulo Bento já estava a deixar esta situação prolongar-se depois de não colocar a jogar Vukcevic na final Taça de Portugal, e neste início de época após o jogador ter dito que queria ter certezas que iria jogar Paulo Bento afastou-o da equipa em jogos importantíssimos como a Supertaça com o FC Porto, o arranque da Liga(participou apenas nos últimos quatro minutos da partida com o Braga), o jogo da Champions contra o Barcelona e até do particular frente ao Real Madrid onde só o jogador montenegrino e Daniel Carriço não participaram.
Paulo Bento nunca disse o motivo para o afastamento do jogador explicando-se apenas dizendo que era mera "opção técnica".
Simon Vukcevic é um jogador bastante apreciado pelos adeptos, e foi decisivo em vários jogos na passada época.
Compreende-se a desmotivação do jogador, mas Vukcevic é profissional de futebol e tem contrato com o Sporting, não pode fazer "birras" cada vez que não é opção de um treinador. Vukcevic foi impaciente e optou pela maneira mais dramática de resolver o seu problema, falando para a imprensa antes de conversar com a direcção do clube, sabendo que as suas declarações podem causar efeitos negativos no balneário, ainda por cima em vésperas de «derby»....

sábado, 20 de setembro de 2008

Sporting isola-se na frente

Não foi difícil cumprir a promessa de Paulo Bento



Sporting-2, Belenenses-0 ;

Paulo Bento tinha antecipado a partida, dizendo que o Sporting iria "jogar bem e ganhar", e a equipa correspondeu, mesmo depois da derrota a meio da semana para a Liga dos Campeões frente ao Barcelona.
É certo que o Sporting não fez uma exibição deslumbrante mas conseguiu uma vitória por dois a zero, e justíssima diga-se. O leão não precisou de ser feroz para levar de vencida o Belenenses.
O Sporting isolou-se na liderança(só será igualado se o Nacional da Madeira vencer), algo que não acontecia à mais de 1300 dias.
Com isto, o Sporting continua em pleno no campeonato(3 jogos, 3 vitórias) e Paulo Bento iguala assim o arranque de campeonato de 2005/2006, altura em que José Peseiro liderava a equipa, chegando o Sporting nessa época à final da Taça UEFA.
De volta ao jogo, o Sporting deu a ideia de controlar sempre a partida mas não criando muitas oportunidades de golo. Ainda assim chegou à vantagem antes do intervalo, com um golo de Hélder Postiga que já tinha marcado na jornada anterior em Braga.
Na segunda parte o destaque foi para o regresso de Vukcevic no que voltou então a jogar vários minutos pela equipa do Sporting. O montenegrino entrou para o lugar do russo Izmailov que poderá estar em risco para o «derby» da próxima jornada devido a uma lesão no joelho.
Bento fez entrar também Veloso e Pereirinha(este último apenas nos 10 minutos finais). O Sporting chegou ao segundo golo através de uma grande penalidade sobre Postiga, e que Romagnoli aproveitou(parece estar mesmo encontrado o marcador de grandes penalidades, um dos problemas do Sporting na última época).
Ainda antes do final da partida, Postiga podia ter «bisado» ao falhar um golo que parecia certo.
Postiga foi mesmo a grande figura, esteve em todas... para além do golo, do penalty sofrido, foi sempre um jogador trabalhador e esforçado que é de resto uma das suas características.
A par de Postiga também Rui Patrício esteve em destaque, já que o Belenenses dispôs também de belas oportunidades que só foram negadas devido às excelentes intervenções do jovem guarda-redes.
Agora há que começar a preparar já o próximo jogo, contra o Benfica no próximo Sábado dia 26. Os dois jogos da Liga - e apesar de ainda estar no seu início - poderão ser decisivos, recordando que a seguir ao «derby» no Estádio da Luz o Sporting receberá o FC Porto em Alvalade, os seus dois adversários directos.

Antevisão: Sporting x Belenenses

Regresso de "Vuk" e estreia de Baptista


O regresso de Vukcevic e a estreia absoluta de Ricardo Baptista são as grandes novidades da convocatória para a recepção ao Belenenses. Paulo Bento voltou a chamar o Montenegrino(ficou de fora no jogo da catalunha) mas com um aviso: "Todos os jogadores me dão garantias de poder jogar, sempre e quando façam aquilo que eu pretendo. E o que eu pretendo é que ponham sempre os interessos do colectivo à frente dos interesses individuais. Quando for assim, é fácil trabalhar comigo. Caso contrário, é difícil", explicou o treinador do Sporting, acrestando ainda: "No geral, comigo é muito fácil trabalhar se pusermos o 'nós' à frente do 'eu'. " Foram estas as declarações de Paulo Bento, ainda sem se dirigir directamente a Simon Vukcevic.
O guardião Ricardo Baptista remeteu Tiago e Stoijkovic para a bancada, fazendo assim a estreia absoluta em jogos oficiais.
Grimi e Derlei, lesionados, ficaram de fora devido a lesão juntando-se a Liedson no lote de jogadores fora das contas de Paulo Bento.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista.
Defesas: Abel, Pedro Silva, Anderson Polga, Daniel Carriço, Tonel, Ronny e Caneira.
Médios: Romagnoli, Miguel Veloso, Izmailov, Pereirinha, Rochemback e João Moutinho.
Avançados: Vukcevic, Tiuí, Postiga e Yannick

SAD apresenta lucro no "melhor ano de sempre"

Soares Franco diz que "está provado que é possível ter resultados equilibrados sem vender jogadores"


Soares Franco disse que "a SAD do Sporting conseguiu o melhor ano de sempre na sua prestação global". Em conferência de imprensa Soares Franco falou ontem sobre a análise às contas de 2007/2008 que vão ser apresentadas aos accionistas no dia 26 em assembleia geral.
"Pela primeira vez na sua história, a SAD conseguiu alcançar um resultado operacional positivo, em 75 mil euros, sem considerar a venda de jogadores. Trata-se de um feito verdadeiramente fora do vulgar, se pensarmos que na última época nós tínhamos tido um prejuízo de 8 milhões de euros na mesma situação. É isso que nos faz dizer que é o melhor ano de sempre", explicou o presidente leonino acresentando que globalmente, os lucros atingiram os 597 mil euros.

Numa prespectiva futura disse que "só é possível manter a competividade da equipa se houver maior investimento". "Está provado que é possível apresentar resultados equilibrados com sucesso desportivo e sem vender jogadores. Mas, para ter o reforço da competividade e fazer investimento, é preciso vender para poder comprar. O que o Sporting provou este ano é que não foi um clube vendedor de activos e fez tudo isso para valorizar o seu património desportivo". Soares Franco apelou ainda aos sportinguistas: "Só podemos ser maiores se formos mais".

Sporting na Liga Intercalar

Equipa leonina e mais cinco do sul na próxima edição

A Liga Intercalar que na temporada passada foi organizada pelas associações distritais de Braga e Porto vai sofrer alterações no seu modelo passando a ter uma dimensão nacional ficando a cargo das associações de Lisboa e Porto.
Vão juntar-se então na próxima edição seis equipas do sul, entre elas o Sporting, juntamente com Benfica, Belenenses, Estrela da Amadora, e Estoril, faltando apurar a sexta equipa que possivelmente será o Fátima.
O sorteio da prova está agendado para dia 8 de Outubro, disputando-se a primeira jornada a 22. A competição terminará com uma final entre os vencedores das séries norte e sul.
A prova tem por hábito visar a rotatividade dos planteis.

Liedson já sem vigilância médica

Regresso aos relvados poderá estar iminente


O avançado do Sporting já treina a cem por cento. Liedson que se lesionou no jogo frente ao Marítimo da época passada e nestes últimos e longos quatro meses tem feito uma excelente recuperação após ter sido operado a 16 de Maio, foi esta quinta-feira dado como apto e já não está sob vigilância do departamento médico leonino.
O regresso está para breve mas Liedson não quer precipitações. "O mais importante é sentir-me bem. Trabalhei nos últimos quatro meses para recuperar da lesão [rotura de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo] e não quero que o esforço seja em vão". Disse ainda que nos jogos é diferente: "Nos treinos, os meus colegas não são muito duros comigo, mas na competição é diferente".
É quase certo que não jogará para já com o Belenenses, mas poderá constar na convocatória para o «derby» frente ao Benfica de dia 27. Esta é uma óptima notícia para os sportinguistas que já têm saudades do camisola 31.
Força levezinho!

Pererinha renova contrato

Jovem renovou vínculo até 2013


Bruno Pereirinha renovou com os "leões" até 2013. O jovem médio de 20 anos é uma aposta de Paulo Bento, tendo mesmo jogado na temporada transacta 23 partidas para a Liga e outras 9 para encontros das competições europeias.
Foi avançado pela imprensa que a cláusula de rescisão poderá estar nos 25 milhões de euros, tendo assim como objectivo segurar o jovem formado nas camadas jovens leoninas.
Pererinha certamente que vai ser convocado para o próximo jogo da Liga frente ao Belenenses, clube que defrontou na sua estreia pelo Sporting a 13 de Janeiro de 2007, no Restelo.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sporting derrotado na estreia

Maldição de Espanha mais forte do que a vontade de mudar a história




Barcelona-3, Sporting-1 ;

O objectivo era pontuar no campo do poderoso Barcelona, mas os catalães foram grandes demais para o Leão. Numa primeira parte má para a equipa «verde e branca», só pareceu ser na segunda parte que o Sporting chegou a acreditar.
A estratégia era defensiva mas o Sporting só aguentou até aos 21' minutos, altura em que Márquez bateu Rui Patrício após uma falha de marcação num pontapé de canto.
O Barcelona continuou a dominar mas ainda assim antes do intervalo, o Sporting criou bastante perigo para a baliza de Valdés, através de um livre de Rochemback.
No segundo tempo o Barcelona entrou mais controlador e o Sporting tentava mudar o rumo das coisas ainda que cometesse alguns erros cá atrás na sua defesa. Aos 60' complicaram-se definitivamente as coisas para o Sporting quando o juíz da partida assinalou uma grande penalidade(muito duvidosa!) a Abel. Eto'o fez então o dois a zero.
Com a entrada de Veloso para o meio-campo o Sporting melhorou e muito, e foi Veloso que aos 71' através de um pontapé livre fez uma assistência perfeita para Tonel reduzir.
Era o melhor periodo do Sporting que agora voltava a precisar de um golo para chegar ao empate. Paulo Bento que viu a substituição de Veloso fazer algum resultado, decidiu porém fazer o camisola 24 recuar para lateral-esquerdo e colocar Pereirinha no meio-campo, jogando no 4-4-2 clássico. O Barcelona voltou a criar perigo com alguns contra-ataques e chegou mesmo ao golo, aos 87' por Xavi que colocou um ponto final na questão.
O Sporting vai receber o Basileia daqui a duas semanas em Alvalade e terá então oportunidade de conquistar os primeiros três pontos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Antevisão: Barcelona x Sporting

Paulo Bento chamou dezanove para o jogo de Camp Nou


O Sporting parte hoje para Espanha onde amanhã defrontará em Camp Nou pelas 19:45(hora portuguesa) a equipa do Barcelona.
A última vez em que os dois clubes se defrontaram foi na época 86/87, em jogo para a segunda eliminatória da Taça UEFA e aí os espanhois foram mais felizes, sendo o Sporting mesmo a equipa mais forte no conjunto das duas mãos. Acabaram por eliminar os «leões» mas apenas na diferença de golos marcados fora. Após ter perdido em Espanha por um a zero a equipa leonina(na altura liderada por Manuel José) conseguiu chegar à reviravolta marcando dois golos em Alvalade por intermédio do mexicano Negrete e pelo inglês Ralph Meade, só que a sete minutos do fim de fora da área um grande remate de Roberto garantiu ao Barcelona o apuramento.
Para o jogo desta terça-feira o objectivo é pontuar. Força Sporting !!!


Vukcevic fora dos convocados
O montenegrino Simon Vukcevic ficou de fora dos convocados de Paulo Bento juntando-se a Ricardo Baptista, Stojkovic, Daniel Carriço e Ronny no lote de jogadores fora dos eleitos e adiando assim a sua estreia na Liga milionária. De fora ficou também obviamente Liedson que está na fase final da recuperação da sua lesão.


Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago
Defesas: Abel, Pedro Silva, Polga, Tonel, Caneira e Grimi
Médios: Adrien, Miguel Veloso, Rochemback, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli e Izmailov.
Avançados: Derlei, Postiga, Tiuí e Yannick

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Romagnoli seguiu receita

Maradona dizia que só lhe faltava o que se consegue num ginásio

Maradona, que para muitos é o melhor jogador de todos os tempos, disse um dia que Romagnoli tinha talento para lhe suceder. Deixou mesmo essa ideia no seu livro autobiográfico "Eu Sou El Diego", em 2000. Nessa biografia falou de Pipi numa lista em que registou os que para ele eram os cem melhores jogadores de sempre. No 98º lugar estava Romagnoli e o "El Pibe" deixou então elogios e também a receita para o que faltava. "O 'rapazito' fascina-me. Faltam-lhe pernas, físico, músculos, tudo, mas sobra-lhe coragem para fintar. O resto consegue-se num ginásio".
A verdade é que Romagnoli desde Dezembro de 2005 tem seguido a sugestão deixada por Maradona e até hoje já aumentou 4 quilos de massa muscular, deixando de ser aquele franzino e frágil jogador e tendo agora também capacidade para durar quase o jogo todo ao mesmo ritmo, ao contrário dos primeiros meses de Sporting.
Este ano o Sporting pode contar com Romagnoli mais do que nunca, e que para já é um indiscútivel no onze de Paulo Bento.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Entrada de leão derrota Sporting de Braga

Sporting na liderança do campeonato



Sp. Braga-0, Sporting-1 ;

O Sporting venceu o Braga por uma bola a zero, num terreno onde costuma ter sempre bastantes dificuldades. Aliás, na temporada passada não foi só no terreno dos "bracarenses" que o Sporting sentiu grandes dificuldades mas também em todos os outros jogos fora de Alvalade onde foram mesmo mais vezes que perdeu pontos do que as que saiu vitorioso. Ao que parece esse fantasma está ultrapassado, e o Sporting venceu em Braga aproveitando assim o empate dos rivais que se defrontaram no estádio vermelho da segunda circular. Segunda jornada e o Sporting leva 2 pontos de vantagem sobre "dragões" e 4 sobre as "águias".
Falando do jogo, foi um Sporting que talvez por marcar cedo (golo de Postiga aos 3' minutos estreando-se assim a marcar com a camisola verde e branca), não ameaçou muito as redes dos "arsenalistas" mas estando muito bem tacticamente e não cometendo erros na defesa. Poderá mesmo dizer-se que defensivamente o Sporting esteve quase perfeito não dando espaço ao Braga, mas esqueceu-se de aproveitar os contra-ataques para incomodar mais o guardião Eduardo. Contudo na segunda parte houve excepção em um ou dois lances em que até podia ter ampliado a vantagem. A destacar: Derlei que é incansável e nunca desiste de nenhum lance, Abel que fez um jogo extraordinário defendendo bem, e a atacar esteve no lance do golo a fazer uma grande finta e a assistir Postiga no golo. Também destacar Moutinho e Rochemback, a dupla de centrais Tonel/Caneira(a tal que quase não cometeu erros) e Vukcevic que voltou a jogar mesmo que fossem só aqueles 5 minutos. Pela negativa fica a expulsão do lateral direito João Pereira, que na segunda parte pisou João Moutinho quando este se encontrava no chão o que é lamentável...
Antes da dupla jornada com o Benfica e FC Porto, o Sporting receberá o Belenenses. Mas isso será só daqui a três semanas devido à paragem do campeonato por causa dos jogos da selecção nacional para o apuramento para o Mundial 2010.